Não pode haver maior equívoco do que presenciar em
igrejas pessoas sinceras colocarem uma certa quantidade de dinheiro dentro de
um envelope, valor correspondente a 10% de seus ganhos e saírem satisfeitas
achando que deram dízimos à Deus. Elas precisam aprender o que significa
dízimo. Biblicamente falando.
Dízimo na Bíblia nunca está relacionado a dinheiro.
Nunca e Nunca. Dízimo sempre está relacionado a comida, alimentos, produção
agropecuária.
Não que não houvesse dinheiro nos tempos bíblicos.
Algumas taxas (*) para o Templo só eram aceitas em forma de
dinheiro (Êxodo 30:14-16 e 38:24-31).
(*) ver mais abaixo sobre estas taxas
anuais: Imposto de meio shekel do Templo.
O dinheiro era utilizado para comprar sepulturas (Gênesis
23:15-16). O dinheiro era usado para comprar bois para serem oferecidos em
sacrifícios. (II Samuel 24:24).
Era utilizado para pagar tributos vassalos. (II Reis
23:33,35). Era utilizado para comprar imóveis (Jeremias 32:9-11). Para pagar
salários (II Reis 22:4-7).
Entretanto, Deus estabeleceu que somente as pessoas
ligadas à produção agropecuária deveriam trazer dízimos.
Nem todos trabalhavam plantando ou criando gado. A
Bíblia fala de várias outras atividades profissionais não ligadas a agropecuária:
- Artesãos (Exôdo
31:3-5; 35:31-35; II Reis 16:10);
- Padeiros (Gênesis
40:1-2; Jeremias 37:21; Oséias 7.4);
- Carpinteiros (II
Samuel 5:11; II Reis 12:11; II Crônicas 24:12; Esdras 3:7; Isaías 44.13;
Mateus 13:55;
- Cozinheiros (I
Samuel 8:13; 9:23-24).
- Guardas (II
Reis 22:4; 25:18; I Crônicas 15:23-24; Jeremias 35:4);
- Pescadores (Isaías
19:8, Jeremias 16:16; Ezequiel 47:10; Mateus 4:18: 13:48; Lucas 5:2)
- Mestres-de-Obra (Rute
2:5-6; I Reis 5:16; II Crônicas 2:2,18; Mateus 20:8)
- Ourives (Neemias
3:8, 31-32; Isaías 40:19; 41:7; Jeremias 10;9
- Caçadores (Gênesis
10:9; 25:27; Jeremias 16:16)
- Mercadores (Gênesis
23:16; 37:28; I Reis 10:15; Neemias 13:20; Mateus 13:45)
- Músicos (I
Reis 10:12; I Crônicas 6:33; 9:33; II Crônicas 5:12)
- Alfaiates (Êxodo
28:3; 35:25-26; II Reis 23:7; Provérbios 31:19; Atos 9:39)
- Coletores
de impostos (Daniel 11:20; Mateus 10:3; Lucas 5:27).
Estes trabalhadores não pagavam
dízimos. Uma vez que os dízimos eram oferecidos somente em forma de grãos,
ovelhas, gado, você consegue imaginar os profissionais acima comprando bois,
vacas e cereais para participar das entregas dos dízimos? Onde está escrito na
Torah ou nas escrituras que eles procediam assim? Se eles não produziam este
tipo de riqueza não seria uma incoerência exigir deles dízimos de coisas que
não eram legitimamente frutos de suas ocupações? Não há nenhuma citação bíblica
de que os frutos do trabalho podiam ser cambiados ou compensados por ovelhas ou
grãos a fim de se cumprir o procedimento dos dízimos.
É certo que nem sempre as pessoas eram pagas com
dinheiro. Jacó trabalhou 14 anos para
Labão e recebeu duas esposas como pagamento. Recebeu também ovelhas e bodes
mais tarde. (Gênesis 29:15-30 e 30:32). Mas o assunto aqui em foco é mostrar
que alguns profissionais recebiam seus salários em dinheiro como acontece hoje.
Em II Reis 22:4-7 vemos os reparadores do Templo recebendo seus salários em
dinheiro. Quem eram os reparadores do Templo? Carpinteiros, construtores,
artesãos, pintores.
Em I Samuel 13-19:21 temos ferreiros ganhando seus
honorários também em forma de dinheiro. Isto mostra que esta prática era
conhecida e utilizada. E o que dizer das parábolas de Mateus 20:1-2 e Lucas
10:34-35 quando Jesus cita trabalhadores recebendo seus salários numa
época em que os fariseus continuavam a dizimar o endro e o cominho
(alimentos, por sinal)?
É certo então afirmar que a sociedade mudou? É correto
afirmar que nos tempos bíblicos todas as pessoas tinham ovelhas, bois e grãos
para dar a Deus, e que hoje em dia nosso dinheiro faz esta correlação? Claro
que não!
Dinheiro já existia desde os tempos de Abraão.
Salário, comércio, negócios sempre existiram. Nos tempos
antigos haviam variadas profissões e ocupações como hoje. Se o dízimo tivesse
sido estabelecido sob a forma de dinheiro, ninguém teria dificuldade de adorar
a Deus, desta forma. Mas não foi assim que Deus quis.
Dízimo na Bíblia é sinônimo de alimento, e isto é um
fato!!
Ofertas podiam ser trazidas em forma de dinheiro (II Reis
22:4-7) Mas, quando o assunto era dízimo, somente ovelhas, bois, grãos,
comida, Dinheiro nunca!
Por este motivo, em nos nossos dias, dízimo não é dízimo.
Seu dinheiro entregue naquele envelope não é, e nunca será um dízimo à luz da
Bíblia. Foi Deus quem soberanamente estabeleceu o que é dízimo e o homem não
pode mudar.
"Todos os dízimos do campo, da semente do campo, do
fruto das árvores, são do Senhor, são santos ao Senhor. No tocante a todos os
dízimos de vacas e ovelhas, de tudo que passar por debaixo da vara do pastor, o
dízimo (O DÉCIMO) será santo ao Senhor. Não esquadrinhará entre o bom e o ruim,
nem o substituirá. Se de algum modo o substituir, ambos serão santos, e não
podem ser resgatados". Levítico 27:30-32
Curiosamente, o dizimista não tinha que separar o
PRIMEIRO para Deus, mas o DÉCIMO, o último. Os animais iam passando por debaixo
da vara do pastor. O dízimo ou o décimo era separado e entregue ao Senhor. Quem
tivesse nove ovelhas estava automaticamente isento do dízimo. Acontece assim
hoje? Quantas modificações implantadas pelos homens!
OS DÍZIMOS DEVIAM SER COMIDOS PELOS DIZIMISTAS
Porque eram os dízimos aceitos somente em forma de
animais e grãos? Muito simples! Vejamos os textos abaixo:
"Certamente darás os dízimos de todo o fruto das tuas
sementes, que cada ano se recolher no campo. Perante o Senhor o teu Deus, no
lugar que ele escolher para ali fazer habitar o seu nome, comereis os dízimos
do teu cereal, do teu vinho e do teu azeite, e os primogênitos das tuas vacas e
das tuas ovelhas, para que aprendas a temer ao Senhor teu Deus todos os dias. Mas se o caminho for
longo demais, de modo que não os possas levar, por estar longe de ti o lugar
que o Senhor teu Deus.
escolher para ali pôr o seu nome, quando o Senhor teu Deus te tiver abençoado, então vende-os e
leva o dinheiro na tua mão e vai ao lugar que o Senhor teu Deus escolher. Com esse dinheiro
comprarás tudo o que deseja a tua alma, por vacas, ou ovelhas, ou vinho, ou
bebida forte, ou qualquer outra coisa que te pedir a tua alma. Come-o ali perante
o Senhor teu Deus, e alegra-te tu e a
tua família" Deuteronômio 14:22:29
"Trareis a este lugar os vossos holocaustos e os
vossos sacrifícios, os vossos dízimos e as vossas ofertas especiais, os vossos
votos e as vossas ofertas voluntárias, e os primogênitos das vossas vacas e das
vossas ovelhas. Ali comereis na presença do Senhor vosso Deus e vos alegrareis com as vossas famílias por
todo o bem que vos abençoar o Senhor vosso Deus . Então, ao lugar que escolher o
Senhor vosso Deus ... Para ali
trareis.... Vossos dízimos" (Deuteronômio 12:6,7,11)
Os dízimos deviam ser comidos pelos dizimistas na
presença do Eterno, no local que Ele ordenasse. No desespero para explicar este
e outros textos onde Deus manda o próprio dizimista consumir seus dízimos,
alguns teólogos cristãos, tomando por base escritos da tradição judaica, afirmam que os
Judeus pagavam três tipos de dízimos.
Esta tese é muito difícil
de se sustentar, pois a Bíblia não declara isto.
Estes estudiosos dizem que os judeus davam um dízimo para
sustentar as festas cerimoniais, um outro
dízimo para sustentar os levitas e um outro dízimo trienal para sustentar
órfãos, viúvas e os pobres em geral. 23,33% no total (*). Uma matemática
tendenciosa pois dízimo, como o termo está indicando é 10% e não 23,33%!
Por que, os que fazem esta afirmação, não cobram também
três dízimos dos seus fiéis hoje? Eles têm respaldo bíblico para isso! A verdade
é que os dízimos na Lei não tinham apenas a função de sustentar o clero mas também
contribuía para um maior equilíbrio social. Os dízimos entregues nas igrejas
cristãs hoje estão anos-luz do ideal bíblico, sendo portanto espúrio. Um verdadeiro estelionato
sobre a fé alheia.
O que os textos de Levítico e Deuteronômio afirmam
claramente:
1) Que o dízimo deveria ser calculado sobre o fruto das
semente, cereal, vinho, azeite, vacas e ovelhas.
2) Que o dizimista deveria comer seus dízimos no lugar em
que o ETERNO indicasse.
3) Que o dizimista poderia vender o dízimo e com o
dinheiro apurado comprar o que desejasse comer e beber a sua alma. Mas, nada de
levar dinheiro à presença do Senhor! Se alguém não pudesse transportar os
dízimos em forma de alimentos, bois e vacas, deveria vendê-lo e com o dinheiro apurado
comprar outras coisas para comer, BEBER e se alegrar.
4) Que o décimo animal (não o primeiro) deveria ser
separado para Deus -IHVH.
Alguns teólogos hoje, tomando o texto de Provérbios 3:9,
tentam incutir na mente do povo que devemos dar primeiro para Deus. Mas, o
termo "primícias" está ligado a qualidade e não a seqüência quantitativa.
5) Que deveriam dar o dízimo "quando o IHVH teu Deus
te tiver abençoado". Dízimo na Bíblia sempre aparece numa escala
crescente. De lucros, de ganhos, de bênçãos, de aumento de renda. Nunca num
ambiente decrescente, de prejuízos, de recessão, de pouco dinheiro. "Todo
o bem que vos abençoar o IHVH vosso Deus." "Quando o IHVH teu Deus te
tiver abençoado". Quando um israelita era abençoado, somente nesta
situação deveria ele trazer dízimos ao S-nhor. Abraão também deu dízimos sobre
um aumento de rendas. Jacó fez um voto a
Deus sob a mesma base. Se fosse abençoado pagaria dízimos.
6) Que era dizimável o aumento de renda das benção
advindas da agropecuária. Nenhum texto diz que lucros sobre outras atividades
produtivas deveriam ser dizimadas.
7) Dízimos poderiam ser utilizados para fazer caridade.
(Deut. 14:28-29).
Observe o próprio Deus condenando a prática do dízimo. Em
II Samuel 8:17 Ele avisa ao povo de Israel, através do profeta Samuel, que a
escolha de mudar o sistema de governo para monarquia levaria o novo rei a
cobrar o dízimo sobre o rebanho como faziam os reis gentios .
A Bíblia fala de um só dízimo. A Lei não cita "primeiro dízimo",
"segundo dízimo", "terceiro dízimo". Fala de três destinos.
Três aplicações. Três usos:
1) O dízimo podia ser comido pelo
dizimista.
2) O dízimo deveria socorrer órfãos,
viúvas e necessitados.
3) O dízimo deveria sustentar os
levitas.
OS DÍZIMOS DEVERIAM SUSTENTAR OS LEVITAS
Em Números 18:23, 24, 31 lemos: "Mas os levitas
farão o serviço da tenda da congregação, e levarão sobre si a sua iniquidade.
Este será estatuto perpétuo pelas vossas gerações. No meio dos filhos de Israel
nenhuma herança terão. Porque os dízimos dos filhos de Israel, que oferecerem
ao Senhor em oferta alçada, dei-os por herança aos levitas, pois eu lhes disse:
No meio dos filhos de Israel nenhuma herança terão. Vós e a vossa casa o
comereis em todo o lugar, pois é vosso galardão pelo vosso serviço na tenda da
congregação"
A primeira coisa a se observar neste texto tão utilizado
pelos teólogos dizimistas hoje, é que os dízimos, destinados a sustentar os
levitas, eram dados ao ETERNO como oferta alçada. Porque a Bíblia condena a
coerção nos destinos dos dízimos. (I Samuel 8:16 e 17; Isa 1:11-17; Amós
5:21-25; 8:10,11). Não havia nenhuma obrigatoriedade sistemática. A Bíblia não
afirma que o destino dos dízimos era exclusivamente para o sustentar o clero.
Um segundo passo é notar que esta ordenança de Números 18
foi dada no deserto. Quando Moisés começa a escrever o que lemos em Deuteronômio
,ele já está no final dos seus 120 anos de vida. Ele diz: "São estes os
estatutos e juízos que cuidareis de cumprir na terra que o Senhor, o Deus de
vossos pais, vos destinou como possessão, todos os dias que viverdes na
terra" Deuteronômio. 12:1.
Deste ponto em diante aparecem as outras opções do uso do
dízimo autorizando o dizimista a comer seus próprios dízimos ou dá-los aos
necessitados. (Interessante. Nesta época os levitas, os representantes do
clero, estavam em igualdade social com os excluídos. Os órfãos, as viúvas e os
pobres. Havia uma identificação do clero com as pessoas humildes. Pertenciam ao
mesmo padrão social).
Com o passar do tempo os dízimos foram tomando destino
exclusivo para os levitas. No segundo Templo, após o cativeiro, já se observa
uma institucionalização acentuada conforme narrada em Neemias 10:38-39;
13:10-12.
Após o cativeiro Neemias faz algumas modificações. Não
nos princípios da Lei de Moisés, mas na regulamentação dela. Talvez, devido a
situação financeira caótica do pós-exílio ele reduz o valor da taxa do Templo
que era de meio ciclo (Êxodo 30:12-16) para um terço de ciclo (Neemias
10:32,33). Ele implementa outras regras
novas.
Deve-se levar em conta que Neemias era um restaurador.
Reconstrutor de uma sociedade cuja religião funcionava sobre pilares
cerimoniais. O que ele faz então:
Reduz a taxa do Templo. (Neemias 10:32,33)
Organiza para que os dízimos sejam trazidos ao Templo (A
casa do tesouro) para sustentar os levitas (Neemias 10:37) – (Leia todo o
capítulo 10 sobre a "Aliança do Povo" – um verdadeiro pacto de
reforma da sociedade israelita pós-exílio)
90% da população morava agora em outras cidades. Fora de
Jerusalém. Neemias precisava regulamentar o sustento dos sacerdotes levitas que
viveriam na capital.
Os judeus continuariam trazendo seus dízimos em forma de
alimentos. Frutos das suas colheitas. Nenhum sistema de pagamento de dízimos em
dinheiro foi instituído pelo reformador. (Neemias 10:35).
Nem todos os levitas eram sacerdotes. Alguns
eram:
» Professores (Deut. 24:8; 33:10; II Cron
35:3; Neem. 8:7)
» Juízes (Deut 17:8-9; 21:5; 1Cron
23:4; 2Cron 19:8).
» Trabalhadores da Àrea de Saúde (Lev
13:2; 14:2; Lk 17:14).
» Cantores e Músicos (1Cron 25:1-31;
2Cron 5:12; 34:12)
» Escritores e Bibliotecários (1Cron
2:55; 2Chr 34:13)
» Arquitetos e Construtores (2Cron
34:8-13)
Os que defendem que o dízimo deve ser destinado apenas
para o sustento dos pastores, os levitas modernos, deveriam incluir nesta lista
outros trabalhadores da igreja: músicos, cantores, zeladores, construtores,
diretores da escola sabatina, anciãos.
Nem todos os levitas trabalhavam no Templo. Havia
organização de turnos. O "pico" das atividades acontecia em época de
festas. Por isso vemos as instruções de sustento do clero em Número 18 quando
em atuação no Templo e em Deuteronômio 14 para os levitas que estavam
espalhados nas cidades e que consumiam os dízimos, juntamente com os órfãos e
as viúvas.
Nossos dízimos hoje não tem nenhuma correlação com o
dízimo bíblico. Não temos Templo, nem sacerdotes, nem levitas. Não vivemos numa
sociedade teocrática. Não existe mais a "Casa do Tesouro", depósito
central para aquela quantidade enorme de alimentos e animais.
Quando alguém põe num envelope 10% de seu salário, à luz
da Bíblia, não está pagando dízimos ao Senhor. Deveríamos chamar aquilo de taxa
denominacional, oferta sistemática ou pacto financeiro. Mensalidades, talvez.
Invenção da teologia moderna.
Toma-se textos da Lei, e através de um seqüestro cerebral
cria-se uma base supersticiosa. Quem dá dez por cento de suas rendas para a
igreja será abençoado. Quem não o fizer, ficará sujeito às mil maldições que
lhe aguardam na próxima esquina.
Surge no denominacionalismo a figura do hipócrita social
representando um papel que ele mesmo não crê. Líderes financistas, guardiães de
um institucionalismo ferrenho, criado para perpetuar seus próprios interesses
corporativistas, ludibriam multidões de sinceros, as igrejas instituições
A IGREJA instituição NÃO É A CASA DO TESOURO
Os defensores da doutrina do dízimo interpretam muito mal
o texto de Malaquias 3:10 afirmando que Casa do Tesouro corresponde à Igreja
(Associação) e que os dízimos são dez por cento de nossas rendas. A igreja=ekklesia
-kahal-kehila -congregação SAO PESSOAS duas
ou mais reunídas em Nome de Jesus.
Leia Malaquias 3:5 e você verá que o
contexto do capítulo 3 fala que o dízimo e as ofertas era o direito da viúva,
do orfão e do estrangeiro.
No Novo Testamento em Atos capítulo 6 temos.
·INSTITUIÇÃO DOS DIÁCONOS
1 ORA, naqueles dias, crescendo o número dos discípulos, houve uma murmuração dos gregos contra os hebreus, porque as suas viúvas eram desprezadas no ministério cotidiano. E os doze, convocando a multidão dos discípulos, disseram: Não é razoável que nós deixemos a palavra de Deus e sirvamos às mesas. Escolhei, pois, irmãos, dentre vós, sete homens de boa reputação, cheios do Espírito Santo e de sabedoria, aos quais constituamos sobre este importante negócio. 4 Mas nós perseveraremos na oração e no ministério da palavra.
I Timóteo 5:9
9 Nunca seja inscrita viúva com menos de sessenta anos, e só a que tenha sido mulher de um só marido;....16 Se algum crente ou alguma crente tem viúvas, socorra-as, e não se sobrecarregue a igreja, para que se possam sustentar as que deveras são viúvas.
·OS PRESBÍTEROS
17 Os presbíteros que governam bem sejam estimados por dignos de duplicada honra, principalmente os que trabalham na palavra e na doutrina;18 Porque diz a Escritura: Não ligarás a boca ao boi que debulha. E: Digno é o obreiro do seu salário.
Isto significa dar oportunidades e deixar que os
presbíteros que se preparam na palavra preguem, e instruam a igreja, não atando
a boca dele, privando-o de pregar e de anunciar a palavra. Mas, tem lideres que
usa deste versículo para se defender em seu salário, coisa que após mero
contexto cai logo por terra tal defesa e tal interpretação errônea do texto
bíblico.
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