domingo, 30 de junho de 2013

O VERBO DE DEUS: ESTUDO DE JOÃO 1

O VERBO DE DEUS: João 1
                      
No princípio era o Verbo, e o Verbo estava com Deus, e o Verbo era Deus.
Ele estava no princípio com Deus.
Todas as coisas foram feitas por ele, e sem ele nada do que foi feito se fez.
Nele estava a vida, e a vida era a luz dos homens.
E a luz resplandece nas trevas, e as trevas não a compreenderam.
Houve um homem enviado de Deus, cujo nome era João.
Este veio para testemunho, para que testificasse da luz, para que todos cressem por ele.
Não era ele a luz, mas para que testificasse da luz.
Ali estava a luz verdadeira, que ilumina a todo o homem que vem ao mundo.
Estava no mundo, e o mundo foi feito por ele, e o mundo não o conheceu.
Veio para o que era seu, e os seus não o receberam.
Mas, a todos quantos o receberam, deu-lhes o poder de serem feitos filhos de Deus, aos que crêem no seu nome;
o[soi de. e;labon auvto,n e;dwken auvtoi/j evxousi,an te,kna qeou/ gene,sqai toi/j pisteu,ousin eivj to. o;noma auvtou/
Os quais não nasceram do sangue, nem da vontade da carne, nem da vontade do homem, mas de Deus.
E o Verbo se fez carne, e habitou entre nós, e vimos a sua glória, como a glória do unigênito do Pai, cheio de graça e de verdade.
João testificou dele, e clamou, dizendo: Este era aquele de quem eu dizia: O que vem após mim é antes de mim, porque foi primeiro do que eu.
E todos nós recebemos também da sua plenitude, e graça por graça.
Porque a lei foi dada por Moisés; a graça e a verdade vieram por Jesus Cristo.
Deus nunca foi visto por alguém. O Filho unigênito, que está no seio do Pai, esse o revelou.
E este é o testemunho de João, quando os judeus mandaram de Jerusalém sacerdotes e levitas para que lhe perguntassem: Quem és tu?
E confessou, e não negou; confessou: Eu não sou o Cristo.
E perguntaram-lhe: Então quê? És tu Elias? E disse: Não sou. És tu profeta? E respondeu: Não.
Disseram-lhe pois: Quem és? para que demos resposta àqueles que nos enviaram; que dizes de ti mesmo?
Disse: Eu sou a voz do que clama no deserto: Endireitai o caminho do Senhor, como disse o profeta Isaías.
E os que tinham sido enviados eram dos fariseus.
E perguntaram-lhe, e disseram-lhe: Por que batizas, pois, se tu não és o Cristo, nem Elias, nem o profeta?
João respondeu-lhes, dizendo: Eu batizo com água; mas no meio de vós está um a quem vós não conheceis.
Este é aquele que vem após mim, que é antes de mim, do qual eu não sou digno de desatar a correia da alparca.
Estas coisas aconteceram em betânia, do outro lado do Jordão, onde João estava batizando.
No dia seguinte João viu a Jesus, que vinha para ele, e disse: Eis o Cordeiro de Deus, que tira o pecado do mundo.
Este é aquele do qual eu disse: Após mim vem um homem que é antes de mim, porque foi primeiro do que eu.
E eu não o conhecia; mas, para que ele fosse manifestado a Israel, vim eu, por isso, batizando com água.
E João testificou, dizendo: Eu vi o Espírito descer do céu como pomba, e repousar sobre ele.
E eu não o conhecia, mas o que me mandou a batizar com água, esse me disse: Sobre aquele que vires descer o Espírito, e sobre ele repousar, esse é o que batiza com o Espírito Santo.
E eu vi, e tenho testificado que este é o Filho de Deus.
No dia seguinte João estava outra vez ali, e dois dos seus discípulos;
E, vendo passar a Jesus, disse: Eis aqui o Cordeiro de Deus.
E os dois discípulos ouviram-no dizer isto, e seguiram a Jesus.
E Jesus, voltando-se e vendo que eles o seguiam, disse-lhes: Que buscais? E eles disseram: Rabi (que, traduzido, quer dizer Mestre), onde moras?
Ele lhes disse: Vinde, e vede. Foram, e viram onde morava, e ficaram com ele aquele dia; e era já quase a hora décima.
Era André, irmão de Simão Pedro, um dos dois que ouviram aquilo de João, e o haviam seguido.
Este achou primeiro a seu irmão Simão, e disse-lhe: Achamos o Messias (que, traduzido, é o Cristo).
E levou-o a Jesus. E, olhando Jesus para ele, disse: Tu és Simão, filho de Jonas; tu serás chamado Cefas (que quer dizer Pedro).
No dia seguinte quis Jesus ir à Galiléia, e achou a Filipe, e disse-lhe: Segue-me.
E Filipe era de Betsaida, cidade de André e de Pedro.
Filipe achou Natanael, e disse-lhe: Havemos achado aquele de quem Moisés escreveu na lei, e os profetas: Jesus de Nazaré, filho de José.
Disse-lhe Natanael: Pode vir alguma coisa boa de Nazaré? Disse-lhe Filipe: Vem, e vê.
Jesus viu Natanael vir ter com ele, e disse dele: Eis aqui um verdadeiro israelita, em quem não há dolo.
Disse-lhe Natanael: De onde me conheces tu? Jesus respondeu, e disse-lhe: Antes que Filipe te chamasse, te vi eu, estando tu debaixo da figueira.
Natanael respondeu, e disse-lhe: Rabi, tu és o Filho de Deus; tu és o Rei de Israel.
Jesus respondeu, e disse-lhe: Porque te disse: Vi-te debaixo da figueira, crês? Coisas maiores do que estas verás.
E disse-lhe: Na verdade, na verdade vos digo que daqui em diante vereis o céu aberto, e os anjos de Deus subindo e descendo sobre o Filho do homem

Esse texto é bastante conhecido, todos já o leram, ou pelo menos o ouviram. O Verbo de Deus é Jesus, é inegável, todos os atributos do texto lido nos convidam a olhar para Jesus como a personificação do que está escrito. O Sol da Justiça citado pelo profeta Malaquias se personifica em Jesus, e eu fui levado a tentar entender o que realmente isso significa, porque a gente tem pregado muito sobre o poder transformador do evangelho da Palavra e do que Deus deseja fazer nas nossas vidas através da sua Palavra. E quando o texto diz que no princípio era o Verbo, não era o “VERBO”, nós traduzimos como verbo, porque verbo é uma palavra que denota ação, algo que realiza, a palavra grega usada por João é LOGOS (lo,goj). A palavra Logos algo do ato de falar, palavra proferida à viva voz, que expressa uma convicção e uma ideia. É o que alguém diz, palavra, os ditos de Deus, decreto, mandato, ordem dos preceitos morais dados por Deus, ou profecia do A.T dada pelos profetas, é um pensamento expresso, uma declaração, um alforismo, um dito significativo, uma sentença máxima, além do ser, um discurso ou a habilidade da fala, é também o estilo de quem fala, a doutrina de quem fala, a matéria de quem ensina, assunto em discurssão, tudo isso pode ser chamado de Logos. Mas eu descobri algo interessante nisso tudo, é que houve um teólogo chamado James Strong, que viveu no século XIX, se formou na faculdade Wesleana em 1844, ele criou uma concordância bíblica que é usada até hoje chamada LÉXICO, que dá a tradução de cada palavra, segundo está escrito na bíblia, e ele disse que em João, se denota nesse texto, a essencial Palavra de Deus, a saber, Jesus Cristo, a sabedoria, o poder pessoal e a união com Deus. Denota o seu início na criação e no domínio do universo, a causa de toda a vida na terra. Esse termo era conhecido no mundo Greco-romano para designar razão, ano divino que coordena o universo em constante mudança, e não era um termo religioso, era cultural, então Logos é a palavra mais apropriada ao entendimento de quem lê, para descrever Jesus e a sua missão, pois todo o significado da palavra LOGOS, designava bem a concepção da encarnação do Deus vivo. Então conclui-se que Jesus era o HOMEM-PALAVRA, o HOMEM-IDEIA, o HOMEM-PROJETO, o HOMEM-PLANO DE DEUS PARA A HUMANIDADE, vivendo aquilo que Deus representava, tudo que fora outrora anunciado pelos profetas, se confirmava no Verbo Encarnado, que viveu, morreu e ressuscitou para cumprir a Palavra, a Ideia, a Razão, o Projeto e o Plano de Deus para a humanidade. Era tudo aquilo que Deus queria, transformado em gente, pois se alguém diz que é impossível cumprir tudo o que Deus manda, ai Deus apresenta a Sua Palavra, a Sua Ideia, o Seu Projeto, e o Seu Plano, e faz tudo isso se tornar um ser humano, que fez tudo isso ser possível, porque é assim que o homem deve viver, esse é o Filho de Deus, referência para o homem.
O Logos que virou gente e nós sempre dizemos que entregamos a nossa vida, e quem dos leitores dos que agora leem esse texto recebeu Jesus? A minha experiência de conversão foi um acontecimento marcante em minha vida, eu tinha 17 anos e estava num acampamento evangélico de férias (PALAVRA DA VIDA NORDESTE), e na última noite, quando estava sendo preparada uma bagunça generalizada, que faria Osama Bim Laden sentir-se uma criança, pois é, na noite deste dia, houve um culto da fogueira, onde depois da palavra do Pr. Steven Peterson ( O FAMOSO MAGOO) Jesus me foi apresentado de uma maneira como eu nunca vi, e naquele dia, fomos todos dormir tranquilos e com Jesus no coração e o Espírito Santo, que até hoje me convence do pecado da justiça e do juízo... Todo mundo entregou a vida a Jesus, mas o que é receber Jesus? Se Jesus é a Palavra, se Jesus é a Ideia, é a Razão, o Projeto, o Plano a Concepção de Deus para o homem, será que eu entendo que quando eu recebo Jesus, não é uma entidade que eu estou recebendo, não é um espírito, uma alma penada que entrou em mim, porque hoje há tanto misticismo evangélico, que nós temos dificuldades de entender a obra do VERBO-LOGOS dentro de nós. Talvez a palavra VERBO seja na nossa língua, mais profunda para denotar ação, mas LOGOS, é algo muito mais profundo, deve ser por isso que Paulo diz em efésios 5:18, falando das coisas de Deus, falando e ouvindo as coisas de Deus, o Logos de Deus, é como se a Bíblia com pernas, braços, cabeça e um coração pulsante, Ele é o Logos de Deus que virou carne e osso, é o Projeto de vida para o homem, é por isso, que Paulo diz em Gálatas 2;20 que o que eu faço agora, não é o que eu quero, é aquilo que Ele quer que eu faça, dentro de mim já não sou eu, é alguém que produz em mim um novo modo de ser e de pensar, a saber, a mente de Cristo, uma outra Palavra, uma outra ideia, uma outra Razão, um outro Projeto e um outro Plano, que controlam a minha vida, é por isso que Paulo, escrevendo aos colossenses 3:16” A palavra de Cristo habite em vós abundantemente, em toda a sabedoria, ensinando-vos e admoestando-vos uns aos outros, com salmos, hinos e cânticos espirituais, cantando ao Senhor com graça em vosso coração. 
 E essa “PALAVRA”, conforme está escrita no texto, é justamente LOGOS, Jesus é o Logos, o Plano Vivo de Deus. Então eu pergunto, o Jesus que você recebeu em seu coração está dentro destas bases? Está dentro desta concepção? Existe uma relação, que o homem precisa estabelecer e desenvolver com Deus, e não pode ser igual à relação que o homem estabelece com um ídolo, você sabe o que é um ídolo? Um ídolo é uma pseudo - divindade que elegemos e que assume em nossas vidas o lugar que deveria ser ocupado por Deus, tomando um espaço significativo em nossas vidas, impossibilitando uma íntima relação com Deus, uma vez que Deus não força a entrada em nossas vidas, Deus não é um estuprador de mentes e corações, para que Ele entre em nossas vidas,é necessário que entendamos o significado do sacrifício de Cristo.
A relação do homem com o ídolo, existe desde que o pecado entrou no mundo, e o homem perdeu o gozo da plena comunhão com Deus, e Satanás que não é bobo nem nada, tratou logo de apresentar ao homem, outras opções de relacionamentos sobrenaturais, ou seja, tentar relacionar-se a divindade de forma mística, buscando atalhos, é algo produzido pela natureza pecaminosa do homem, nas suas causas e nos seus problemas, geralmente ele relaciona-se com o ídolo,ou com a divindade, em suas penitências, através de sua autocomiseração, e humilhação  pessoal, ele se relaciona num outro ponto, através de suas oferendas e das suas entregas, dos seus sacrifícios e de regras religiosas, na qual ele suprime tudo o que é, (Essência de Deus) para em troca receber algo do seu ídolo. Mas aquele ídolo não  diz nada, nem mora dentro dele, e esse ídolo não está interessado naquilo que a pessoa é, e sim naquilo que ela trás para ser derramado como oferenda, e assim esse ídolo não tem acesso ao coração e ao interior desta pessoa, e a relação da pessoa com o ídolo, não é transforma-la, é resolver os seus problemas, e nunca uma relação entre Pai e filho, nada é gerado nessa, ou a partir desta relação. E existem pessoas que “entregaram” a sua vida a Jesus, e são idólatras de Jesus, idólatras de Deus, porque elas colocaram a Jesus no lugar do ídolo!
E nesta relação, não há um ingrediente que denote uma transformação concreta e que produza algo diferente daquela relação de troca, ela acha que está relacionando-se com Jesus, que de fato existe, mas que pelo tipo de relacionamento, esta pessoa o transformou num ídolo, e não há manifestação de Deus no interior desta pessoa, não há manifestação de Deus revelada no Logos, pois se em Antioquia, o seguidores do Caminho foram chamados pela primeira vez de cristãos, foi justamente por se parecerem com Cristo, os apóstolos eram facilmente identificados, pois havia neles, as marcas de Cristo! Eles possuíam algo dentro deles, e que ia bem além da aparência física que os identificava com Deus e com a pessoa de Jesus Cristo, era a Palavra, a Ideia, a Razão, o Plano, o Projeto e a Concepção que se revelava no Logos de Deus, agora se refletindo na vida das pessoas tornando perceptível a presença de Deus na vida delas.
Uma exegese mais apurada do texto deixa claro, o modelo de relação que deve ser estabelecida com Deus através de Jesus, no versículo 12, a palavra traduzida como RECEBERAM é e;labon (ELABON) cuja a conotação é PEGAR, ALIANÇAR-SE, TORNAR-SE UM COM, logo, este tipo de relação, jamais poderá se condicionar à barganha ou a rituais realizados como forma de obrigação e entrega de oferendas que não denotam intimidade.
A palavra traduzida como PODER também no versículo 12, não é essencialmente “PODER” em sentido sobrenatural como julgam alguns, principalmente para os que usam esse texto para ficarem DETERMINANDO COISAS “EM NOME DE JESUS, não é como o PODER descrito em atos 1:8, DÜNAMYS (du,namij) Este sim, o poder sobrenatural de Deus atuando em meio aos que o recebem, a palavra que é traduzida como PODER no versículo 12 de João 1, é a palavra EXOUZIA, (evxousi,a) cuja a conotação é privilégio, é de ser contemplado e de um conferimento de autoridade oriunda deste privilégio. O real sentido disto, nos convida a entender que pegar-me com Ele, estar aliançado com Ele, tornar-me um com Ele, é um privilégio que me confere uma autoridade de ser feito filho Dele, porque Ele habita em mim.
E porque isto ocorre? Por um motivo muito simples, porque Deus não dá asa para cobra! Já imaginaram se todos esses PICARETAS DA FÉ que estão ai, na televisão e nos templos fossem possuidores do DÜNAMIS, sem terem se firmado no ELABOM, fazendo uso da EXOUZIA? Isso seria colocar ARMA NA MÃO DE MACACO, macacos possuem mãos iguais às nossas, no entanto o estrago que eles poderiam fazer com uma arma na mão, seria incalculável, então esse poder jamais estará nas mãos destes caras, por um motivo muito simples, DEUS É FIEL, e Ele não contradiz a Sua Palavra.
              PENSE NISSO...

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário